"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" João 3:16. "

Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios. Salmos 37.7


.

.

30/09/2008

A Mulher Sábia

A mulher cristã tem vários papéis a desempenhar na sociedade, na igreja e principalmente no lar, onde ela tem um ministério específico. Ela pode edificar, e construir, aliás, foi para isto que o Senhor a criou. Contudo, se não for sábia, pode vir a destruí-lo, com suas próprias mãos.

Porque tamanha responsabilidade para nós mulheres? Quando Deus criou o homem, disse: “Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.” (Gn 2:18). Formou então Deus a primeira família, onde colocou a mulher como peça fundamental para esta formação e deixou em suas mãos a responsabilidade de ser o rochedo, o ponto de equilíbrio, a orientadora, a ajudadora junto ao marido, mais o privilégio único de ser mãe.

Todas as mulheres sabem da importância que a nossa mãe teve em nossa vida. Foi ela que passou a maior parte do tempo conosco.

Obviamente todas nós queremos ser bem sucedidas na vida como esposa, mãe, dona de casa, etc.
Talvez você esteja refletindo e avaliando sua vida e chega a conclusão que não tem tido muito sucesso na vida e se pergunta: o que está acontecendo? Será que é falta de sabedoria? O que fazer? Deus quer restaurar a sua vida, família e casamento. Em Tiago 1:5 está escrito: “E, se alguém de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente.”

Vejo que o primeiro passo seria ter uma vida de total compromisso com Deus, querer ser segundo o coração de Deus.

Em Lc 10:38 podemos perceber claramente em Maria o compromisso profundo, um desejo enorme de ouvir e de estar na presença do Senhor.

Compromisso com Deus gera santificação. E é isto que Deus espera de nós: “Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1:16).

E o segundo passo seria pedir sabedoria a Deus.

Por quê pedir sabedoria não é o primeiro passo? A questão é que se nós não tivermos compromisso com Deus, nós podemos até pedir, Deus pode até nos dar, mas nós não vamos saber usá-la e de nada vai adiantar, pois nos falta compromisso com Deus, controle do Espírito Santo e falta do senhorio de Cristo na vida.

Portanto, para termos os nossos lares edificados, precisamos ser sábias. E para obtermos esta sabedoria, faz-se necessário uma vida de compromisso total com Deus.

Lembre-se sempre, mulher, que o seu lar precisa de você e que Deus lhe fez para construir, edificar, ajudar e orientar. Deus lhe fez para ser coluna no lar, inabalável!

Por: Prª Maria de Lourdes Effgen Gonçalves

Fonte: (Canal Mulher)

07/09/2008

ESPOSAS SOLITÁRIAS

Sei como vivem os corações das esposas solitárias. Sentem-se como o salmista descreve no Salmo 102. 3-7: “Esvaem-se os meus dias como fumaça; meus ossos queimam como brasas vivas. Como a relva ressequida está o meu coração; esqueço até de comer! De tanto gemer estou reduzido a pele e osso. Sou como a coruja no deserto, como uma coruja entre as ruínas. Não consigo dormir; pareço um pássaro solitário no telhado”.

Tenho conhecido muitas esposas solitárias e uma característica da maioria delas é o próprio abandono. Abandonam-se a si mesmas, desanimam de lutar e perdem a esperança de uma vida conjugal mais satisfatória. Por isso adoecem. À primeira vista pode parecer que se conformam, mas o que realmente acontece é que elas desesperam (des-esperam, deixam de esperar).

Às esposas abandonadas quero alertar para que não façam isto. Se seu marido não se faz presente em sua vida isto não quer dizer que ela perde o sentido ou significado, pois o sentido da nossa vida se dá em Cristo e o significado dela na missão dada por Deus a cada um de nós.

Além do mais, o Senhor Jesus nos ordena que amemos o nosso próximo, mas faz uma comparação maravilhosa: como a nós mesmos (Mateus 22.39).Gostaria de lhe dizer para continuar a amar seu esposo; entretanto, jamais esqueça de amar-se a si mesma.

Goste de seu marido, mas goste também de você mesma. Cuide de seu marido como uma boa esposa, mas não deixe de cuidar de si mesma.

Conheço uma mulher incrível, que conheceu a Jesus depois de casada. Vou chamá-la de Margarida. Seu marido jamais se converteu e, ao longo dos mais de 30 anos de casados, lhe causou muitas mágoas. Não saía com ela, implicava com a igreja, jamais foi carinhoso e foi-lhe infiel. Apesar de tudo isto ela não perdeu a alegria de viver. Levou seus filhos à igreja e para passear; trabalhou em casa para ganhar seu dinheirinho e conservou amigas com quem podia conversar. Manteve-se fiel ao marido, aos seus papéis como mulher casada e a Deus. Atualmente ela comemora seu aniversário mesmo que seja sozinha e gosta demais de passear. Às vezes ele vai com ela e muitas vezes ela vai com uma amiga querida. Belo exemplo o da Margarida.

Aos maridos Paulo ensina que amem e cuidem de suas esposas – Efésios 5.25-31. Tão antigo, conhecido e mencionado texto – quem dera, por todos, fosse praticado! A eles cabe a Deus julgar.Se o marido não cumpre com suas obrigações conjugais, às suas esposas cabe cuidar e amar a si mesma a fim de manter um mínimo possível de saúde emocional e psicológica.É claro que ninguém poderá ocupar o lugar de um marido ou preencher a lacuna emocional que ele não supre, entretanto, é possível amenizar o impacto deste vazio. Como?!

Com a atenção e o carinho dos filhos e parentes. Com o apoio e amizade de amigas sérias e confiáveis. A necessidade de realização através do trabalho secular, na igreja ou voluntariado – há milhares de crianças e idosos em lares e abrigos precisando de atenção e carinho.Sim, há muitas coisas que essas mulheres podem e devem fazer por si mesmas, além de adoecer: gostaria de ganhar flores? Compre para si mesma. A cada dia, faça algo que a deixe feliz.Não perca tempo sentindo pena de si mesma. Se não pode mudar uma situação, mude sua atitude para com ela. Dedique tempo para seu desenvolvimento espiritual. Quando coisas negativas acontecerem, reja de modo positivo. Procure sempre sorrir. É você que tem de dar valor a si mesma, pois é única para Deus, amada aos olhos do Pai.


caixinha de promessas